Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Os maus tratos aos animais - O problema da naturalidade


Por Janaina Caixeta

O negativo ou o problema tem sido visto sempre de forma tão comum, tão natural. Parece que estamos acostumados a ignorar (ou melhor, não encarar) os problemas, mas sim incorporá-los ao dia-a-dia. Maltratar alguém se torna aceitável perante as formas de vida. Forma de vida até então questionável, já que ninguém gosta de ser mau  tratado.   
                                                                                                                                                                            Está muito comum ver na mídia, notícias de maus tratos aos animais. Há dois meses, houve o escândalo da marca espanhola Zara; Mundialmente conhecida, não soube dar bom exemplo.  A empresa utilizou pele de animais, como zebra, onça, cobra, não se importando com animais em perigo de extinção e colônias protegidas pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis); Devo lembrar que a caça predatória e a venda de produtos procedentes da caça ou captura são fatores que aceleram o processo de perda de espécies, assim considera o Ministério do Verde e Meio Ambiente. Outra denúncia de mau exemplo é a rede de fast foods MacDonald`s, que possui seu próprio complexo para criação (execução) de gado, além de símbolo do capitalismo, ela é a empresa número um na venda de carne bovina, os animais são criados extensivamente para abate sem condições de vida; ONGs vegetarianas põem-se indignadas com o absurdo.                                                                                                        

Em verdade, o ser humano (desumano) não respeita o próprio humano, seja na qualidade, seja pela racionalidade. Os animais sabem viver em comunidade e vivem integrados ao meio, sem prejudicar a natureza.         Como já diziam os sábios: `` o homem não merecia existir`` uma vez que ele não sabe proteger e conservar, o que teoricamente, seria obrigação de todos os animais; nos falta os racionais, porque os outros já os fazem por instinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário